A Dinamarca desenvolveu um plano nacional de controlo de PRRS para reduzir o número de explorações suínas positivas com o objectivo de reduzir a incidência da doença e, a longo prazo, erradicá-la por completo do país.
A estratégia é levada a cabo em estreita cooperação entre os matadouros de suínos, a Associação Veterinária Dinamarquesa e a Administração Veterinária e Alimentar Dinamarquesa.
Até à data, a comunicação do estatuto PRRS tem sido voluntária. Com o novo esquema, a comunicação tornar-se-á obrigatória e todas as explorações agrícolas terão de comunicar a sua situação até ao final deste ano.
O esquema também inclui uma penalização no preço pago ao produtor. O abate de suínos provenientes de explorações agrícolas com PRRS positivo acarretará um custo adicional que será fixado pelos matadouros. No caso concreto da Danish Crown, que abate aproximadamente 70% dos suínos dinamarqueses, introduzirá, a partir de 1 de Janeiro de 2023, uma dedução de 0,20 DKK/kg durante as primeiras 17 semanas e depois aumentará por fases.
13 de Junho de 2022/ Landbrug und Fodevarer/ Dinamarca.
https://svineproduktion.dk