A “Tríade Verde” torna-se uma realidade graças ao acordo alcançado por uma ampla maioria de partidos no Parlamento dinamarquês. Este quadro político transformará significativamente a paisagem do país, incentivará a criação de mais zonas naturais e garantirá um ambiente aquático saudável.
Serão afectados cerca de 43 mil milhões de coroas dinamarquesas (DKK) para implementar esta transformação radical na utilização dos solos. Dez por cento do território dinamarquês será convertido em natureza e florestas, incluindo 250 000 hectares de novas áreas florestais e a conversão de 140 000 hectares de terras cultivadas em solos de baixa altitude, prejudiciais para o clima, em áreas naturais.
A Dinamarca será pioneira na introdução do primeiro imposto do mundo sobre as emissões de CO2 provenientes da pecuária. Estima-se que as iniciativas do acordo reduzam até 2,6 milhões de toneladas de CO2 até 2030.
O plano procura manter um sector agrícola competitivo, reservando 1,34 mil milhões de euros para tecnologias como a pirólise e práticas responsáveis do ponto de vista climático. Inclui também fundos para promover a produção de alimentos à base de plantas e a agricultura biológica.
18 de Novembro de 2024/ Ministério da Tríade Verde/ Dinamarca.
https://mgtp.dk/