A Comissão Europeia adoptou as Directrizes práticas da UE para avaliar o estado físico dos porcos durante o transporte. Este guia foi desenvolvido por organizações agrícolas, médicos veterinários, transportadores e defensores dos direitos dos animais (UECBV, Copa-Cogeca, Eurogroup for Animals, Animals 'Angels, FVE, IRU, ELT, INAPORC e Cooperl Arc Atlantique).
"Enquanto o papel da legislação europeia é essencial no estabelecimento de normas harmonizadas para proteger o bem-estar dos animais, directrizes deste tipo, que explicam como devem ser levadas à prática estas normas, são cruciais", afirmou o Sr. Gavinelli, Chefe da Unidade de Protecção dos Animais da DG SANTE, falando após a reunião.
Estas directrizes, muito visuais e fáceis de entender, têm como objectivo ajudar e assessorar os profissionais que intervêm no transporte de porcos.
De momento apenas se encontram disponíveis em inglês. As versões em holandês, francês, alemão, polaco, romeno, italiano e espanhol estarão disponíveis nos próximos meses.
Os profissionais que intervêm no transporte de porcos (produtores, médicos veterinários, transportadores, etc.), podem solicitar uma cópia através da página web da UECBV ou através info@uecbv.eu.
Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2016/ COPA-COGECA/ União Europeia.
http://www.copa-cogeca.be