As directrizes voluntárias, acolhidas favoravelmente pela Comissão Europeia, foram escritas por grupos líderes de interessados nos campos agro-alimentar, veterinário, do transporte rodoviário e do bem-estar animal.
São o fruto de dois anos de trabalho da UECBV, do Copa e da Cogeca, do Eurogrupo para o bem-estar dos animais, da organização Animals' Angels, da FVE, da IRU, da ELT, da INAPORC e Cooperl Arc Atlantique.
Estas directrizes relativas aos porcos complementarão o conjunto de directrizes relativas à capacidade dos animais para o transporte para o gado e os equídeos.
O seu objectivo é proporcionar aos profissionais envolvidos no transporte de porcos ajuda e aconselhamento de fácil compreensão sobre o melhor modo de transporte para garantir um nível elevado de bem-estar dos animais.
Transportar animais que não estejam em bom estado de saúde para viajar não beneficia ninguém, posto que pode levar a multas, perdas financeiras e a retirada da autorização de condução ao condutor e/ou da autorização para transportar animais.
As directrizes estão disponíveis a partir desta semana na maioria das línguas da UE.
As partes interessadas agradecem à Comissão o seu apoio para traduzir o documento. Isto, sem dúvida, acelerará o acesso a ele por todos os profissionais que participam no transporte de porcos na UE, além de ter um impacto positivo para o bem-estar dos porcos. A versão inglesa das directrizes teve grande êxito com mais de 200 operadores em toda a UE que já a descarregaram, incluindo agricultores, veterinários, transportadores, universidades, etc.
Se é um profissional que trabalha no campo do transporte de porcos (produtor, transportador, etc.), poderá solicitar uma cópia via web na página UECBV ou via info@uecbv.eu.
Terça-feira, 16 de Maio de 2017/ UECBV.
http://www.uecbv.eu