O Instituto Nacional de Estatística acaba de publicar os dados do Censo Agrário 2020 segundo o qual, se analisamos o tipo de produção animal predominante em Espanha, a produção suína é a que maior peso tem nas diferentes CA's, salvo no norte de Espanha onde há uma maior importância dos bovinos, e nos arquipélagos balear e canário, em que o maior peso têm-no, respectivamente, o conjunto de ovinos - caprinos, e as aves.
É de notar que nas diferentes regiões espanholas há especialização na produção pecuária:
- A produção de bovinos concentra-se na metade ocidental da Península, toda a zona cantábrica e no norte de Aragão e da Catalunha.
- O conjunto ovinos e caprinos concentra-se na metade sul peninsular, Aragão, e comarcas ocidentais de Castela e Leão. Também é de destacar a produção destas espécies nas ilhas de Fuerteventura e Maiorca.
- Os suínos concentram-se especialmente em todo o vale do Ebro. Há que mencionar também algumas Províncias onde abundam as explorações de suínos como sejam Múrcia, Badajoz, Segóvia ou Toledo.
- A produção de aves de capoeira, no seu conjunto, está bastante repartida, ainda que se possa destacar o vale do Ebro, algumas comarcas orientais de Castela -La Mancha e o norte da Comunidade Valenciana.
6 de Maio de 2022/ INE/ Espanha.
https://www.ine.es/censoagrario2020/