X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

E.U.A.: actualização da detecção do H5N1 em suínos

Maior probabilidade de os suínos e as aves de capoeira da exploração terem sido infectados após terem entrado em contacto com aves migratórias infectadas, e não com gado leiteiro ou outros animais.

13 Novembro 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Serviço de Inspecção Sanitária Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) está a partilhar actualizações importantes relativas à detecção de HPAI H5N1 numa exploração agrícola de caseira no Condado de Crook, Oregon.

A 30 de Outubro, o APHIS do USDA anunciou que a gripe aviária H5N1 foi detectada num dos suínos desta quinta, que dois suínos tiveram resultados negativos e que estavam pendentes testes para mais dois suínos. Os Laboratórios Nacionais de Serviços Veterinários (NVSL) do USDA concluíram os testes nos dois suínos restantes e confirmaram que um deles apresentou resultado positivo e atendeu à definição de caso clínico para HPAI H5N1. A sequenciação desta amostra positiva, embora incompleta devido ao baixo nível do vírus, indica infecção pelo genótipo D1.2 do H5N1.

Como a quantidade de vírus dos suínos infectados era muito baixa, só foi possível extrair sequências genómicas parciais de uma das duas amostras e estas sequências indicam infecção com o genótipo D1.2 do H5N1. O APHIS e o Departamento de Agricultura do Oregon também tinham partilhado anteriormente que o H5N1 tinha sido detectado em aves de capoeira na mesma exploração, as amostras das aves de capoeira também apresentavam o genótipo D1.2.

A sequenciação genómica de amostras de aves migratórias da zona revelou sequências muito semelhantes, o que aumenta a probabilidade de os suínos e as aves de capoeira desta exploração terem sido infectados após terem entrado em contacto com aves migratórias infectadas e não com gado leiteiro ou outros animais.

Esta exploração é uma actividade não comercial e os animais não se destinavam ao abastecimento alimentar comercial. Não existe qualquer preocupação quanto à segurança do abastecimento de carne de porco do país em resultado desta constatação.

6 de Novembro de 2024/ USDA/ Estados Unidos da América.
https://www.aphis.usda.gov

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados