A 25 de Março de 2025, realizou-se uma reunião entre grupos de peritos russos e norte-americanos, na sequência dos acordos alcançados pelos presidentes dos dois países. A reunião resultou num entendimento sobre várias questões fundamentais nos domínios marítimo, comercial e energético.
Em primeiro lugar, ambas as partes concordaram em implementar uma “Iniciativa para o Mar Negro” que inclui medidas para garantir a segurança da navegação na região. Este pacto inclui a não utilização da força, a exclusão de navios comerciais de fins militares e a implementação de mecanismos de inspecção adequados.

Em segundo lugar, os EUA comprometeram-se a facilitar o restabelecimento do acesso ao mercado mundial dos produtos agrícolas e dos fertilizantes russos. Isto inclui a redução dos custos dos seguros marítimos, a melhoria do acesso aos portos e aos sistemas de pagamento internacionais e a eliminação das restrições que actualmente afectam as exportações agro-alimentares russas.
No entanto, a entrada em vigor destas disposições está condicionada ao levantamento de uma série de sanções impostas contra instituições e empresas financeiras russas, bem como à reconexão do Rosselkhozbank ao sistema SWIFT e à retoma do comércio de factores de produção agrícola.
Além disso, foi acordado pôr em prática uma cessação temporária dos ataques às infra-estruturas energéticas tanto na Rússia como na Ucrânia por um período de 30 dias a partir de 18 de Março, com possibilidade de prorrogação. Por último, ambos os países manifestaram a sua disponibilidade para continuar a cooperar no sentido de um acordo de paz duradouro e saudaram o papel de países terceiros como mediadores.
25 de Março de 2025 / Kremlin / Rússia.
http://kremlin.ru