O Serviço de Inspecção Sanitária e Fitossanitária (APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou novas iniciativas para ajudar a prevenir a introdução e propagação da Peste Suína Africana nos Estados Unidos, com uma campanha de divulgação e sensibilização denominada "Proteger os nossos porcos".
A Peste Suína Africana nunca foi detectada nos EUA, mas foi recentemente confirmada em países próximos, tais como a República Dominicana e o Haiti. Os EUA são um dos maiores produtores de carne de porco do mundo e o segundo maior exportador mundial. Se a doença chegar aos EUA, estima-se que poderá custar ao país 50 mil milhões de dólares em 10 anos.
A APHIS está a conduzir uma série de iniciativas de sensibilização para apoiar os produtores de carne de porco comercial, veterinários e produtores de suínos. O novo website "Proteger os Nossos Porcos" (Protect Our Pigs), aphis.usda.gov/ProtectOurPigs, apresentará materiais tais como folhas informativas e cartazes descarregáveis, vídeos de instrução, gráficos de partilha de meios de comunicação social, um novo guia interactivo de biossegurança, e fornecerá as últimas actualizações sobre doenças. Se a PSA for detectada nos EUA, a APHIS também estará pronta a responder imediatamente com informações práticas e recursos para os produtores de suínos e para o público.
Como parte destes esforços de divulgação, a 29 de Junho às 15 horas EDT, APHIS organizará Peste Suína Africana: tudo o que é preciso saber, que contará com um painel de peritos que representam a indústria suína, produtores de suínos e veterinários, que discutirão o mais recente sobre a doença, as acções de protecção e responderão a perguntas..
15 de Junho de 2022/ USDA/E.U.A.
https://www.aphis.usda.gov