Os Centros para o Controlo e Prevenção de Doenças apresentaram uma ferramenta online redesenhada para facilitar a procura de informação sobre surtos de doenças transmitidas pelos alimentos. A actualização da base de dados (Foodborne Outbreak Online Database Tool, FOOD Tool) permite aos usuários pesquisar quase 20 anos de dados de surtos por estado, ano, alimento ou agente patogénico implicado e obter informação sobre número de casos, hospitalizações, mortes, agentes patogénicos e causas (confirmadas ou suspeitas).
Originalmente desenvolvida em 2009, FOOD Tool inclui dados de surtos de origem alimentar nos E.U.A. comunicados a CDC desde 1998 até 2014. Actualmente, as novas características interactivas, como mapas, gráficos e taeblas, permitem aos usuários visualizar por alimentos e ingredientes específicos, visualizar "estatísticas rápidas" e obter o número de casos de surtos em vários estados.
É estimado que 1 de cada 6 americanos adoece por ano com doenças transmitidas pelos alimentos. O acompanhamento e a comunicação do surto é fundamental para compreender como é que estas doenças afectam a saúde. Durante um surto, os investigadores de saúde pública podem utilizar a ferramenta para localizar as possíveis foentes de contaminação a partir dos dados sobre alimentos ou agentes patogénicos implicados em surtos anteriores. FOOD Tool também pode ser usada para entender a história dos surtos recentes ou em curso.
Terça-feira, 20 de Outubro de 2015/ CDC/ Estados Unidos.
www.cdc.gov