Após um período de preços de retalho estáveis para a carne de porco entre 2017 e 2019, os consumidores começaram a enfrentar mudanças voláteis e aumento dos preços da carne de porco na sequência dos encerramentos relacionados com a COVID-19. Dada a crescente preocupação com a acessibilidade de preços, segurança alimentar e disponibilidade de alimentos, este relatório procura determinar as causas profundas dos aumentos observados nos preços da carne de porco a retalho.
De Janeiro de 2020 a Abril de 2022, os preços nominais da carne de porco a retalho aumentaram 27,3%. Os factores deste aumento são estimados da seguinte forma:
- Os preços da carne de porco aumentaram 13,7% em resultado de pressões inflacionárias generalizadas de um aumento da oferta monetária e de outros factores macroeconómicos fora da indústria da carne de porco.
- Os preços da carne de porco aumentaram 8,4% como resultado de factores do lado da oferta dentro da indústria. Em particular, estima-se que o custo marginal de produção e venda de carne de porco tenha aumentado 45,6% durante o período em análise, o que exerceu uma pressão ascendente sobre os preços da carne de porco.
- Os preços da carne de porco aumentaram 5,2% como resultado de factores do lado da procura. Estima-se que a vontade dos americanos de pagar pela carne de porco tenha aumentado 6,3% de Janeiro de 2020 a Abril de 2022. A forte procura interna dos consumidores levou a uma ligeira redução das exportações e a um aumento das importações de carne de porco à medida que os retalhistas tentam satisfazer as compras de carne de porco dos consumidores americanos.
Vários factores contribuíram para o aumento de 6,3% da vontade dos consumidores de pagar pela carne de porco. A análise sugere que as alterações nos preços da carne de vaca e de frango em relação à carne de porco não são provavelmente os principais motores do aumento da vontade de pagar pela carne de porco. Pelo contrário, uma explicação mais provável por detrás do aumento da procura de carne de porco é a forte despesa do consumidor em alimentos, impulsionada pelo governo federal através de pagamentos de estímulo económico e alívio da COVID-19.
Vários factores contribuíram para o aumento estimado de 45,6% dos custos marginais da produção de carne de porco. Estes incluem:
- Custos de alimentação significativamente mais elevados. Os preços do milho ajustados pela inflação aumentaram 79% de Janeiro de 2020 a Abril de 2022, e os preços dos bagaços de soja aumentaram 42% durante o mesmo período.
- Os custos de combustível e transporte dispararam. Os preços reais da gasolina e do gasóleo são cerca de 48% mais elevados do que em Janeiro de 2020, e as tarifas dos camiões frigoríficos aumentaram cerca de 50% na primeira metade de 2022.
- Os salários e venda a retalho ultrapassaram a inflação, fazendo subir os preços da carne de porco.
- Os preços da carne de porco à saída da exploração e os preços da carne de porco por grosso são mais voláteis do que os preços da carne de porco a retalho, e os aumentos dos preços da carne de porco a retalho enfrentados pelos consumidores aumentaram muito menos do que os preços enfrentados pelos compradores de carne de porco por grosso ou porcos.
- Actualmente, a despesa anual implícita do consumidor (ou receita do vendedor) aumentou a uma taxa ajustada pela inflação de 6,44 mil milhões de dólares/ano. Contudo, devido a custos marginais mais elevados, a rentabilidade dos produtores, incluindo retalhistas de carne de porco, embaladores e agricultores, diminuiu em -22,85 mil milhões de dólares por ano. Além disso, apesar da maior procura de carne de porco por parte dos consumidores, devido a preços mais altos e quantidades mais baixas disponíveis, o consumo é -5,19 mil milhões de dólares/ano mais baixo em relação ao período pré-pandémico.
Agosto de 2022/ Kansas State University/Estados Unidos da América
https://www.k-state.edu/