X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

EFSA: actualização sobre a situação epidemiológica da PSA

A detecção precoce e a aplicação de medidas como a eliminação rápida de carcaças e a caça intensiva em áreas de caça especialmente designadas aumentam a probabilidade de erradicação.

4 Dezembro 2018
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A EFSA publicou uma actualização sobre a situação epidemiológica da Peste Suína Africana (PSA) na Europa. Neste relatório, os especialistas avaliam a eficácia das diferentes medidas que podem ser tomadas quando um caso de PSA é detectado numa área onde a doença não havia sido previamente confirmada e está longe das áreas afectadas.

Usando um modelo de simulação, eles concluíram que a detecção precoce e a aplicação de medidas como a eliminação rápida de carcaças e a caça intensiva em áreas de caça especialmente designadas aumentam a probabilidade de erradicação.

Também foram observados picos sazonais no número de animais que deram positivo e foram encontrados mortos: Verão e Inverno para javalis e Verão para porcos domésticos.

O relatório também revela a necessidade de mais pesquisas para entender as causas da introdução da PSA em explorações de suínos e como ela pode ser prevenida. Também recomenda opções de controlo para diferentes cenários, como em áreas não afectadas próximas ou distantes das áreas afectadas ou onde a doença está presente há mais de um ano.

Epidemiological analyses of African swine fever in the European Union (November 2017 until November 2018)

Understanding ASF spread and emergency control concepts in wild boar populations using individual‐based modelling and spatio‐temporal surveillance data

Quinta-feira, 29 de Novembro de 2018/ EFSA/ União Europeia.
http://www.efsa.europa.eu

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Quantos focos de PSA foram confirmados na UE?

04-Jun-2019
Segundo os dados do ADNS, durante o ano passado, a Polónia, a Letónia, a Lituânia, a Estónia, a República Checa, a Roménia, a Hungria, a Bulgária e a Bélgica confirmaram um total de 1335 focos em suínos domésticos e 5321 em javalis selvagens.

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes