A combinação de obstáculos administrativos, organizativos e técnicos dificulta muitos retalhistas de cumprir com os requisitos dos sistemas de gestão de segurança alimentar existentes, como os sistemas de HACCP, com frequência complexos e que superam a capacidade destes estabelecimentos. Para ajudar a superar este problema, a EFSA desenvolveu um sistema de gestão simplificado para cinco tipos de estabelecimentos: talhos, pequenos supermercados, padarias, peixarias e geladarias.
O novo sistema utiliza diagramas de fluxo para resumir as etapas de produção, um questionário adicional e tabelas simples para guiar esses comerciantes através do processo de gestão da inoquidade dos alimentos, desde a identificação de perigos até às medidas de controlo.
Este sistema simplificado permite que estes estabelecimentos não estejam obrigados a ter conhecimento detalhado dos perigos específicos. Apenas necessitam estar conscientes de que podem existir perigos biológicos, químicos e físicos ou alergénios e que não realizar actividades chave de controlo -como um correcto armazenamento refrigerado ou a separação de produtos crus dos cozinhados- poderá aumentar a exposição dos consumidores a um perigo.
Quinta-feira, 2 de Março de 2017/ EFSA/ União Europeia.
https://www.efsa.europa.eu