Em 2021 houve um aumento global dos casos notificados de zoonoses e surtos de origem alimentar na UE em comparação com o ano anterior, mas os níveis ainda estão muito abaixo dos dos anos pré-pandémicos, revela o último relatório anual da EU One Health zoonosis publicado pela EFSA e pelo ECDC.
A queda geral em relação aos anos pré-pandémicos nos casos e surtos notificados está provavelmente ligada às medidas de controlo da COVID-19, que ainda estavam em vigor em 2021. Entre as poucas excepções encontram-se o número de casos de yersiniosis e os de surtos de listeriose de origem alimentar, que excederam os níveis pré-pandémicos.
Em 2021, 2,1% das 144 amostras de carne de suíno pronta a consumir e os produtos testados positivos para a presença de Yersinia. Na carne fresca de porco, Yersinia foi encontrada em 26 (7,1%) das 366 amostras testadas.
O número de surtos causados por Listeria monocytogenes em 2021 foi o mais elevado de sempre. Isto pode estar ligado ao uso crescente de técnicas de sequenciação de genomas inteiros, que permitem aos cientistas detectar e definir melhor os surtos.
Para os produtos de carne de porco na UE, a ocorrência global de L. monocytogenes permaneceu comparável aos anos anteriores, com 2,7% em 2021.
13 de Dezembro de 2022/ EFSA/ União Europeia.
https://www.efsa.europa.eu