X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

EFSA: Doenças zoonóticas e surtos de origem alimentar em 2021

A iersiniose e os surtos de listeriose de origem alimentar excederam os níveis pré-pandémicos.

14 Dezembro 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Em 2021 houve um aumento global dos casos notificados de zoonoses e surtos de origem alimentar na UE em comparação com o ano anterior, mas os níveis ainda estão muito abaixo dos dos anos pré-pandémicos, revela o último relatório anual da EU One Health zoonosis publicado pela EFSA e pelo ECDC.

A queda geral em relação aos anos pré-pandémicos nos casos e surtos notificados está provavelmente ligada às medidas de controlo da COVID-19, que ainda estavam em vigor em 2021. Entre as poucas excepções encontram-se o número de casos de yersiniosis e os de surtos de listeriose de origem alimentar, que excederam os níveis pré-pandémicos.

Em 2021, 2,1% das 144 amostras de carne de suíno pronta a consumir e os produtos testados positivos para a presença de Yersinia. Na carne fresca de porco, Yersinia foi encontrada em 26 (7,1%) das 366 amostras testadas.

O número de surtos causados por Listeria monocytogenes em 2021 foi o mais elevado de sempre. Isto pode estar ligado ao uso crescente de técnicas de sequenciação de genomas inteiros, que permitem aos cientistas detectar e definir melhor os surtos.

Para os produtos de carne de porco na UE, a ocorrência global de L. monocytogenes permaneceu comparável aos anos anteriores, com 2,7% em 2021.

13 de Dezembro de 2022/ EFSA/ União Europeia.
https://www.efsa.europa.eu

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

UE: doenças zoonóticas aumentam

13-Dez-2024

Os casos de listeriose atingiram o seu nível mais elevado desde 2007, enquanto a campilobacteriose e a salmonelose continuaram a ser as doenças zoonóticas mais frequentemente notificadas na UE.