A Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) e o Centro Europeu para a Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) levaram a cabo um projecto conjunto, VectorNET, de quatro anos de duração cujo objectivo é desenvolver uma base de dados comum sobre os vectores de doenças que afectam seres humanos e/ou animais. A informação será obtida das instituições e grupos de investigação que se encontram a trabalhar na área em toda a Europa.
O projecto proporcionará dados sobre a presença, distribuição e abundância de vectores e doenças transmitidas por vectores, que EFSA e ECDC utilizarão nas suas avaliações de riscos.
Os vectores são organismos vivos tais como pulgas, mosquitos, carraças ou moscas que podem transmitir uma doença de um animal infectado para um humano ou outro animal. Muitas das doenças que são transmitidas são consideradas doenças infecciosas emergentes.
As viagens, o comércio internacional, o movimento de animais, as alterações climáticas e as práticas agrícolas modernas são alguns dos factores que permitem a introdução de vectores e doenças que transmitem das zonas tropicais para as zonas mais temperadas, como Europa.
Terça-feira, 10 de Junho de 2014/ EFSA/ União Europeia.
http://www.efsa.europa.eu