Foi publicado um relatório sobre os vírus transmitidos pelos alimentos realizado conjuntamente pela EFSA e a Food Standards Agency de Reino Unido.
O estudo foi realizado no inicio do ano, em Londres, e reuniu académicos, médicos, veterinários, legisladores e técnicos da indústria alimentar com experiência em investigação, clínica e produção/processamento de alimentos.
Num contexto de aumento de número de surtos causados por vírus transmitidos pelos alimentos, foi avaliado o estado dos conhecimentos neste campo. As investigações centraram-se no norovírus, no vírus da hepatite A e no vírus da hepatite E, que são muito preocupantes para a saúde pública na UE.
O relatório determina e detalha os vazios de conhecimento e as necessidades de investigação sobre este tema. As conclusões identificam que as principais prioridades são o desenvolvimento e validação de métodos para a avaliação da infectividade do vírus da hepatite E, estabelecer a relação entre a detecção de norovírus nos alimentos e o risco para a saúde pública, o desenvolvimento de métodos para avaliar a infectividade do norovírus e o vírus da hepatite A nos alimentos, a standardização dos métodos para a detecção do vírus da hepatite E em carne e produtos de carne e a determinação da carga de hepatite E nas populações humanas na Europa.
Quinta-feira, 20 de Outubro de 2016/ EFSA/ União Europeia.
http://www.efsa.europa.eu/