O relatório disponibiliza indicações detalhadas para melhorar o bem-estar de todas as categorias de suínos existentes na exploração e mantidos nos sistemas de criação de animais utilizados na União Europeia.
Para os diferentes sistemas de criação, o relatório descreve um total de 16 impactos sobre o bem-estar animal, considerados pelos peritos da EFSA como altamente relevantes devido à sua gravidade, duração ou frequência de aparecimento. Entre eles, a restrição de movimentos, o stress grupal, o stress pelo calor ou frio, a fome ou a sede prolongados. Também se descrevem indicadores de bem-estar animal mensuráveis relacionados e os perigos que repercutem no bem-estar dos animais para cada parâmetro que afecta o bem-estar dos animais.
Também estipula medidas que se devem implementar para impedir ou corrigir estes perigos e mitigar os impactos mais graves no bem-estar. Formula uma série de recomendações detalhadas, incluindo propostas sobre os critérios quantitativos ou qualitativos necessários para responder a questões específicas sobre o bem-estar dos suínos da exploração que foram colocadas no âmbito da Iniciativa de Cidadania Europeia «End the Cage Age». Como recomendações relacionadas com a caudofagia figuram a disponibilidade de espaço, material de enriquecimento, o desmame e a prática das mutilações. Os peritos da EFSA também indicam que tipo de medições realizadas em animais poderão ser recolhidas nos matadouros para supervisionar o nível de bem-estar dos animais nas explorações de suínos.
10 de Agosto de 2022/ EFSA/ União Europeia.
https://www.efsa.europa.eu