A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) publicou o relatório anual UE sobre resíduos de pesticidas em alimentos de 2015. Os resultados confirmam a tendência registada nos últimos anos, pela qual a grande maioria dos alimentos consumidos na União Europeia são seguros em resíduos de pesticidas já que, dos alimentos analisados, mais de 97%, cumpriam os Limítes Máximos de Resíduos (LMR) fixados pela legislação alimentar europeia e além disso mais de 53% das amostras não continham resíduos numa quantidade quantificável.
No relatório destaca-se:
- No total, em 2015, foram recolhidas 84.341 amostras de alimentos que foram analisados para procurar até 774 pesticidas diferentes.
- A maioria das amostras (69,3%) procediam dos Estados Membros da UE, Islândia e Noruega, 25,8% das amostras correspondiam a produtos importados de terceiros países. Não se informou quanto à origem das amostras restantes.
- 97,2% das amostras analisadas cumpriram os limites permitidos pela legislação alimentar europeia. 53,3% das amostras analisadas não continha resíduos numa quantidade quantificável e 43,9% continha resíduos que não excediam os limites legais.
- Os limites legais foram superados em 5,6% das amostras de países não pertencentes à UE, o que supõe uma diminuição relativamente a 2014 (6,5%).
- Para os produtos dos países da UE e do Espaço Económico Europeu, foram superados os limites legais em 1,7% das amostras, o que supõe um ligeiro aumento interanual (1,6% em 2014).
- Das amostras de alimentos destinados a lactantes e crianças, 96,5% não continham resíduos ou continham dentro dos limites legais.
- Nos alimentos orgânicos, 99,3% não continham resíduos ou continham dentro dos limites legais.
- A maioria das amostras de produtos de origem animal (84,4%) não continham resíduos numa quantidade quantificável.
Terça-feira, 11 de Abril de 2017/ EFSA/ União Europeia.
http://www.efsa.europa.eu