X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

EFSA revê as concentrações de cobre nas rações para leitões

O painel da EFSA sobre aditivos e produtos ou substâncias aplicadas em alimentação animal (FEEDAP) recomenda que o conteúdo de cobre na ração completa para leitões não supere os 25 mg por kg.

15 Setembro 2016
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A EFSA propôs modificações dos níveis máximos de cobre nas rações para alguns grupos de animais, recomendando uma redução no conteúdo máximo de cobre nas rações para leitões, gado vacum e vacas leiteiras e um aumento para as cabras. Os níveis propostos reduziriam a quantidade de cobre libertada no meio ambiente, o que pode desempenhar um papel na redução da resistência aos antimicrobianos.

O painel da EFSA sobre aditivos e produtos ou substâncias aplicadas em alimentação animal (FEEDAP) recomenda que o conteúdo de cobre na ração completa para leitões não supere os 25 mg por kg (abaixo dos 170 mg/kg) ao passo que para os bovinos de leite e carne deve ser reduzido a 35 mg/kg e a 30 mg/kg. Para a maioria dos outros grupos de animais não há alterações nos níveis, excepto para as cabras, onde o Grupo recomenda um aumento.

Os níveis recomendados são considerados suficientes para satisfazer as necessidades nutricionais em cobre para estes grupos de animais.

O Grupo estima que a redução de cobre na alimentação dos leitões reduza a libertação de cobre no meio ambiente através do esterco em 20%.

Na opinião científica, os peritos do EFSA também sugerem que a redução do cobre na alimentação poderá ajudar a reduzir a resistência aos antimicrobianos nos porcos e no meio ambiente, isto devido a que alguns estudos indicam que o aparecimento de resistência aos antibióticos potencialmente poderá estar relacionada com a proximidade genética de alguns genes de resistência a antibióticos e o cobre.

Terça-feira, 9 de Agosto de 2016/ EFSA/ União Europeia.
http://www.efsa.europa.eu

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados