Peritos da Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) recomendam aperfeiçoar a avaliação da segurança das substâncias utilizadas nos materiais que contactam com alimentos, incluindo a introdução de uma abordagem mais ampla para estimar a exposição dos consumidores, especialmente para bebés e crianças. No futuro, a EFSA tem intenção de actualizar o guia sobre os requisitos de dados para a avaliação destas substâncias.
Segundo o Dr. Laurence Castle, membro do Painel de Peritos da EFSA sobre materiais que contactam com os alimentos (CEF) e Presidente do Grupo de Trabalho, esta opinião reflecte tanto os avanços na ciência como a experiência na última década na aplicação das directrizes actuais da UE. Além disso, a opinião científica apresenta os desenvolvimentos científicos recentes que afectam a estimativa da exposição dos consumidores às substâncias que migram dos materiais que contactam com os alimentos, o procedimento por fases para avaliar a sua segurança, os requisitos de dados toxicológicos e a consideração da migração de substâncias adicionadas não intencionalmente (NIAS).
O passo seguinte é que a Comissão Europeia discuta com as autoridades dos Estados Membros sobre as implicações destas melhorias na gestão de riscos. Posteriormente, a Comissão assessorará a EFSA relativamente aos níveis necessários de protecção para os consumidores e a EFSA utilizará este conselho para desenvolver o guia sobre os requisitos de dados para a avaliação da segurança das substâncias em materiais que contactam com alimentos.
Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2016/ EFSA/ União Europeia.
http://www.efsa.europa.eu