O bem-estar das pessoas e dos animais está estreitamente vinculado. A Agência Europeia do Medicamento (EMA) assegura que os medicamentos para tratar e prevenir doenças em animais são eficientes e seguros não apenas para o animal mas também para os consumidores e o meio ambiente. Dentro da Rede Europeia de Regulação de Medicamentos, a EMA assegura que os melhores peritos científicos de toda a União Europeia avaliem cuidadosamente cada novo medicamento antes de recomendar a sua autorização. Enquanto um medicamento permanecer no mercado, o Organismo continua a vigiar a sua segurança.
O folheto entitulado «Animais sãos, pessoas sãs» explica como é que a EMA facilita o desenvolvimento de medicamentos veterinários para tornar mais segura a estreita convivência entre pessoas e animais e proteger também o fornecimento de alimentos produzidos a partir de animais. Por exemplo, a Agência define limites máximos de resíduos (LMR) que determinam a quantidade máxima de um medicamento que pode estar presente, de forma segura, num produto alimentar obtido de um animal tratado. Também proporciona orientação sobre o uso prudente de antibióticos em animais para reduzir a ameaça das bactérias resistentes.
A EMA fomenta a investigação e o desenvolvimento de novos medicamentos veterinários. O Organismo proporciona aconselhamento científico e regulamentar sobre terapias veterinárias inovadoras através do Grupo Especial de Peritos em Terapias de Terapia Veterinária (ADVENT). Quando o mercado é muito pequeno, a EMA oferece uma série de incentivos para estimular o desenvolvimento de novos medicamentos em uso menor/espécies menores (MUMS).
Segunda-feira, 21 de Agosto de, 2017/ EMA/ União Europeia.
http://www.ema.europa.eu