Após mais de 12 meses da entrada em vigor da proibição russa à importação de vários produtos agrícolas e pecuários procedentes da União Europeia, as exportações de alimentos da indústria agro-pecuária exportados para países terceiros aumentaram o seu valor em 5,7% em comparação com há um ano atrás. Após um desempenho muito positivo durante o primeiro semestre do ano 2015, com um mês record em Março (quase 12.000 milhões de €), a segunda metade começou também com uma tendência positiva: em Julho de 2015 as exportações registaram um aumento de 8% em comparação com Julho de 2014.
Durante todo o período decorrido desde o início do embargo russo, o sector europeu da alimentação conseguiu compensar as perdas nas exportações para a Rússia através do aumento das exportações para outros destinos e mercados alternativos. Os ganhos principais nos valores de exportação foram conseguidos nos E.U.A. (+16%), China (+33%), Suiça (+5%) e numa série de mercados chave da Ásia, como Hong Kong (+19%) e a República da Coreia (+29%).
A análise das exportações da UE para países terceiros dos sectores afectados pelo embargo, no período desde Agosto 2014 até Julho 2015, dá valores de exportação para os produtos bovinos e aves de capoeira 23% e 5% superiores, respectivamente, enquanto que o valor das exportações de carne de porco era semelhante ao do ano anterior.
Terça-feira, 22 de Setembro de 2015/ DG Agriculture/ União Europeia.
http://ec.europa.eu