X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Emilia Romagna e Lombardia: proposta de apoio ao sector suinícola

As duas regiões trabalham para obter um acordo no modelo de contrato da cadeia de abastecimento que compense a qualidade com base no peso carcaça, classificação e destino.

24 Junho 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

As regiões da Emilia-Romagna e da Lombardia reuniram para apoiar o sector suinícola e procurarem um acordo com a cadeia de abastecimento que defina, de forma clara e transparente, os compromissos de cada parte (suinicultores, matadouros, transformadores e distribuição) e a implementação de algumas intervenções urgentes para eliminar excedentes do mercado (banco alimentar para os mais desfavorecidos, campanhas para uma correcta informação alimentar e promoção Made in Italy).

As duas regiões juntas representam dois terços dos suínos produzidos em Itália. Na Emilia-Romagna produzem-se mais de 800 mil porcos (14,5% da produção nacional) e são abatidos mais de 3,9 milhões de animais anualmente em cerca de cinquenta matadouros, cuja carne se destina, principalmente, à cadeia de abastecimento do Presunto de Parma DOP.

O sector suinícola está a sofrer muito nestes momentos, devido à queda significativa dos preços ao consumidor e à concorrência do produto genérico, que não está sob as denominações DOP e IGP, enquanto que os preços do porco registados pela Comissão Nacional Única continuam a cair.

A região da Emilia-Romagna propõe utilizar 1,5 milhões de euros de dotação do fundo nacional suinícola (5 milhões no total). Os outros 3,5 milhões serão utilizados em acordos da cadeia de abastecimento que fomentem as relações entre os diversos degraus da cadeia. Uma proposta são os modelos de contrato que recompensem a qualidade com base no peso carcaça, classificação, destino, etc.

28 de Maio de 2020/ Itália.
https://www.regione.emilia-romagna.it

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista