Segundo declarações do Conselheiro da Agricultura e Água de Murcia, Antonio Cerdá, o sector pecuário regional abriu novos mercados em países como a Líbia, Líbano e Japão, e consolidou a sua presença no continente Europeu, mercados a que destina 37% da produção regional, principalmente de carne de porco e de animais vivos como novilhos e borregos. Em 2013, o valor económico deste sector foi de 943 milhões de euros, com um aumento de 3,5% relativamente ao ano anterior.
O Conselheiro indicou que a produção pecuária atingiu, em 2013, 36% da Produção Final Agrária da Região, “com uma ligeira descida em percentagem relativamente a 2012, devido à boa campanha hortofrutícola”, mas, acrescentou, “mantém uma tendência de contínua ascensão em valores absolutos nos últimos anos”.
Na Região há um total de 5.000 explorações pecuárias, das quais 1.500 pertencem ao sector suinícola, “um dos mais importantes de Espanha juntamente com o das Províncias de Lérida e Huesca”. Os efectivos ovino e caprino contam com 1.529 e 411 explorações respectivamente, enquanto que na apicultura a Região tem 473 explorações registadas e 243 de bovinos de carne, entre outras.
Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2014/ Comunidade Autónoma da Região de Murcia/ Espanha.
http://www.carm.es