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Espanha: 5º exportador de carne de porco fresca e congelada para o Japão

Os principais competidores da Espanha no mercado da carne fresca e refrigerada são os E.U.A., a Dinamarca, o Canadá, o México e o Chile.

9 Outubro 2015
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Segundo o estudo sobre o mercado de suínos no Japão, publicado por "ICEX España Exportación e Inversiones", este é especialmente relevante, já que segundo indicam as estatísticas da FAO, este país é o primeiro importador mundial de carne de porco e o quinto em  enchidos de porco.

Japão é um dos países desnvolvidos com mais dependência agrícola e ocupa o 15º lugar no ranking mundial de produtores de suínos, situando-se a carne de porco no 11º lugar em quantidade e 5º  em valor entre os principais produtos agrícolas e pecuários do país. Não obstante, a produção nacional não basta para cobrir a própria procura japonesa, já que o consumo de carne de porco experiênciou uma tendência positiva durante os últimos anos que a colocou como a segunda mais consumida de todo o país.

Por tipos de carne, Espanha passou do 14º lugar,  que tinha em 2004, para o 5º em valor em 2013 como fornecedor de carne de porco fresca e congelada ao Japão. O ano 2014 veio consolidar este posto com uma cota de mercado de 7,86%, sendo o país que mais cresceu. Cresce, pois, a um ritmo constante com 5,1% de 2013, 3,8% de 2012 e 1,4% de 2009. Relativamente ao presunto, actualmente, mantém-se à cabeça na importação o presunto inteiro e em segundo lugar, após a Itália, o presunto desossado.

Os principais competidores da Espanha no mercado da carne fresca e refrigerada são os E.U.A., a Dinamarca, o Canadá, o México e o Chile (estes dois últimos países tendo assinado acordos de livre comércio com o Japão). No que respeita aos presuntos, o principal rival por cota de mercado é a Itália.

No que respeita à procura, a tendência no Japão para o consumo de produtos de carne, que normalmente se consomem como prato único, e a maior preocupação dos japoneses pela saúde, puseram na moda os produtos baixos em gorduras e sal. Os produtos transformados com carne de porco ibérico parecem gozar de um grande potencial no mercado japonês, já que as possibilidades para o seu consumo são múltiplas. Não obstante, para o público em geral o produto mais conhecido é o presunto ibérico, limitado a círculos mais reduzidos de população.

Setembro de 2015/ ICEX/ Espanha.
www.icex.es/

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