O subsecretário do Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, Jaime Haddad, anunciou no Grupo de Trabalho sobre alternativas ao tratamento de efluentes, a decisão do Departamento em colaborar economicamente com as Comunidades Autónomas na solução, a curto prazo, do problema dos suinicultores que até ao momento, entregavam os seus efluentes às estações de tratamento de cogeração.
As soluções a médio e longo prazo, corresponderão às Comunidades Autónomas, dentro das suas competências na matéria e dadas as suas possibilidades em conhecer as soluções concretas que possam ser mais convenientes em cada caso.
A ajuda anunciada será baseada nas necessidades exisgidas pelas Comunidades, calculadas a partir do custo do transporte do efluente para terrenos ou instalações onde seja possível a sua gestão, como medida mais imediata e fácil de implementar a muito curto prazo.
Não obstante, os Governos Autonómicos poderão decidir dedicar os fundos para outras soluções distintas do transporte, sempre que o objectivo das mesmas seja solucionar o problema, a curto prazo, das explorações que até agora entregavam os efluentes nas estações de tratamento de efluentes.
As Comunidades Autónomas que beneficiaraõ em maior medida desta ajuda são, portanto, as que têm explorações em zonas vulneráveis como Castela – La Mancha, Castela e Leão, Catalunha e Múrcia. Também recibirão ajudas a Andaluzia, Aragão e Galiza.
Quinta-Feira, 10 de Abril de 2014/ MAGRAMA/ Espanha.
http://www.magrama.gob.es