O Ministro da Indústria, Energia e Turismo, José Manuel Soria, reuniu-se esta semana com o Presidente da Campofrio, Pedro Ballvé. Também assistiram à reunão o Presidente de Castela e Leão, Juan Vicente Herrera, o conselheiro de Economia e Emprego, Tomás Villanueva e a Secretária-Geral da Industria e das Pyme, Begoña Cristeto.
O Ministro informou que o seu Ministério colaborará na reconstrução da fábrica, pondo à sua disposição todos os instrumentos de política industrial existentes, entre os quais se incluem os apoios financeiros para a criação e ampliação de novos centros produtivos e linhas de produção
A linha de reindustrialização que se pãe à disposição da empresa tem as seguintes características:
- Financiamento reembolsável até ao máximo de 75 % do orçamento financiável
- Prazo amortização: 10 anos com os 3 primeiros de carência
- Tipo juros: a estabelecer no candidatura segundo a taxa de juro da dívida pública e no mínimo permitido pela UE e de acordo com a classificação da empresa.
- Garantias: 10% do empréstimo
Inclui como investimento financiável as seguintes áreas :
- Obra Civil: investimentos materiais em urbanização e canalizações, com exclusão expressa da aquisição de terrenos.
- Edificação: investimentos materiais para a aquisição, construção, ampliação, adequação de pavilhões industriais, bem como das suas instalações e equipamentos não vinculados directamente ao processo produtivo.
- Aquisição de aparelhos e equipamentos materiais directamente vinculados à produção, excluídos os elementos de transporte exterior.
Engenharia de processo de produção:
- Gastos com pessoal próprio, materiais necessários e colaborações externas necessárias para o desenho e/ou redesenho de processos, directamente vinculados aos aparelhos e equipamentos.
- É expressamente excluída qualquer forma de engenharia civil ou consultoria associada à gestão e tramitação do financiamento solicitado
Quarta-Feira, 26 de Novembro de 2014/ MINETUR/ Espanha.
http://www.minetur.gob.es