A maior parte destes 147,5 milhões de euros, corresponde a investimentos incluídos no Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência (PRTR) gerido pelo Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação.
No caso de investimentos em agricultura de precisão, eficiência energética e economia circular e na utilização de energias renováveis e gases no sector agrícola e pecuário, foi acordada a territorialização de 101,8 milhões de euros, correspondente à segunda anuidade, 2022.
O objectivo desta ajuda é melhorar a sustentabilidade, competitividade e resiliência do sector agro-alimentar de um ponto de vista económico, ambiental e social. As acções previstas neste programa abrangem uma vasta gama de equipamentos, dispositivos e aplicações de software com um âmbito tecnológico diversificado, que podem ser combinados em projectos de investimento destinados a atingir objectivos específicos de sustentabilidade a nível da exploração agrícola.
A linha de reforço dos sistemas de formação e biossegurança totaliza 12.700.000 euros, divididos igualmente entre acções em viveiros e em centros de limpeza e desinfecção (6.350.000 euros cada). O objectivo deste investimento é reforçar as condições de biosegurança como elemento decisivo na prevenção da propagação de doenças ou pragas animais e organismos nocivos nas plantas.
13 de Outubro de 2022/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es