X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

O Governo de Espanha alargará os prazos que regulamentam as ajudas para o porco ibérico

Entre os objectivos estão o aumento da participação dos suinicultores no programa de ajuda e reduzir a pressão sobre o mercado do ibérico.

3 Setembro 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Arrancou o período de consulta pública do projecto de modificação do Real Decreto 687/2020, de 21 de Julho, que estabelece as bases reguladoras para a atribuição das ajudas estatais destinadas ao sector do porco ibérico no ano 2020.

Com a modificação desta norma alarga-se pelo prazo de um mês o período subvencionável, que se alargará até 15 de Novembro de 2020. Com esta iniciativa procura-se prolongar a possibilidade de envio dos animais para mercados alternativos, fora do âmbito da norma de qualidade do porco ibérico e das diferentes denominações de origem de produtos derivados do porco ibérico.

Assim, é eliminada a data de 31 de Agosto como prazo limite para a apresentação dos planos de participação aos que está condicionada a ajuda. Desta forma, permite-se que seja a autoridade competente da Comunidade Autónoma responsável pela gestão da subvenção que determine o referido prazo.

De igual forma, suprime-se a cláusula de penalização recolhida no Artigo 11 do Real Decreto, que reduzia 10% o montante da ajuda se o número de animais finalmente abatidos fosse inferior em mais de 10% aos indicados no plano de participação.

Ajudas para o porco ibérico

A normativa das subvenções ao porco ibérico publicada no passado mês de Julho faz parte do pacote de ajudas aprovado pelo Governo para paliar os efeitos da pandemia da COVID-19, cujo objectivo principal é reequilibrar o mercado de produtos ibéricos, fortemente afectado pelo encerramento do canal Horeca durante o estado de alarme e a sua lenta recuperação após o seu levantamento.

Desde o anúncio de esta medida, o efeito sobre os preços de mercado foi favorável, já que se registou um aumento sustentado tanto nos preços dos animais engordados com destino a abate, como no preço de leitões com destino a outras explorações.

A modificação que prepara agora o Governo prevê-se que se possa publicar nas próximas semanas para que os suinicultores de porco ibérico possam maximizar a utilização desta medida, o que contribuirá para garantir a estabilidade deste mercado nos próximos meses.

17 de Agosto de 2020 - MAPAMA

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados