O Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, Luis Planas, explicou que o pagamento antecipado da Política Agrícola Comum (PAC) terá início a 17 de Outubro, o que beneficiará cerca de 680.000 produtores agrícolas e pecuários, e oferecerá estabilidade num momento económico complexo devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Cerca de 2,8 mil milhões de euros chegarão aos produtores nas próximas semanas, aumentando para cerca de 4 mil milhões de euros até ao final de Dezembro.
Luis Planas salientou também que o Conselho de Ministros autorizou a distribuição territorial de 135,4 milhões de euros, a maioria correspondente ao Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência, para promover a agricultura de precisão, a eficiência energética e a economia circular, entre outros.
Além disso, o governo deu luz verde a um pacote legislativo para a implementação da próxima PAC, que entrará em vigor em Janeiro de 2023, com dois decretos reais, dos 18 que deverão ser aprovados antes do final do ano.
11 de Outubro de 2022/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es