Ontem houve reunião do Conselho Consultivo de Política Agrícola no qual se abordadaram, com os Conselheiros das Comunidades Autónomas, os assuntos que se vão tratar no próximo Conselho de Ministros de Agricultura da União Europeia. O Secretário-Geral de Agricultura e Alimentação, Carlos Cabanas, abordou a questão do bem-estar animal, onde a Comissão Europeia tem que apresentar um relatório sobre a situação da consulta que se efectuou aos Estados Membros sobre esta questão.
Neste âmbito, Cabanas informou que a Presidência holandesa vai adiar a necessidade da criação de uma plataforma em defesa do bem-estar animal. A este respeito, Cabanas assegurou que a Espanha apoia qualquer medida que vá na linha de melhorar o bem-estar animal, ainda que considere que há que esperar para que a Comissão apresente primeiro o seu relatório.
Cabanas entende que, no momento de analisar as novas normas que se venham a introduzir nesta matéria, há que ter em conta a situação das negociações com outros países nos acordos internacionais. Também opina que não se deve utilizar a questão do bem-estar animal para limitar o comércio entre Estados Membros.
Portanto, Cabanas reiterou o apoio de Espanha ao bem-estar animal, mas baseado em relatórios científicos que dêem aval à implementação de determinadas medidas.
Segunda-Feira, 9 de Maio de 2016/ MAGRAMA/ Espanha.
http://www.magrama.gob.es/