O ministro de Agricultura, Pescas e Alimentação de Espanha, Luis Planas, defendeu a importância de ter no país uma produção pecuária extensiva que seja competitiva e que, ao mesmo tempo, fomente medidas ambientais, como o adequado tratamento de sub-produtos como os estercos e os efluentes líquidos para posterior utilização como fertilizantes.
O ministro fez referência a que no passado mês de Dezembro se tenha terminado o processo de revisão da normativa de ordenação pecuária para introduzir, a nível nacional, os últimos compromissos sanitários, de sustentabilidade ambiental e de bem-estar animal da União Europeia.
Luis Planas mencionou que as medidas que estão no Real Decreto de nutrição sustentável nos solos agrários se dirigem, entre outros aspectos, a diminuir as emissões de amoníaco na actividade agro-pecuária. Para o conseguir, defendeu o tratamento adequado de estercos e efluentes líquidos para utilização posterior como fertilizantes, de tal forma que se limitem as emissões de amoníaco na altura da sua aplicação.
8 de Fevereiro de 2023/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es