Miguel Arias Cañete, Ministro da Agricultura, inaugurou na semana passada, em Cádiz, a Cátedra Externa de Bem-Estar Animal, uma iniciativa pioneira na Europa que pretende avançar no conhecimento da conciliação do bem-estar dos animais de produção e a cidadania.
Durante a apresentação, o ministro esteve acompanhado pelo Presidente do Colégio de Veterinários da Província de Cádiz, Federico Vilaplana; o Reitor da Universidade de Cádiz, Eduardo González Mazo; bem como pelos Presidentes dos Colégios Oficiais da Andaluzia e do Conselho Geral de Colégios Veterinários de Espanha, Fidel Astudillo e Juan José Badiola, respectivamente.
Precisamente, o director da Cátedra, o Professor da UCA José María Pérez-Monguió, descreveu que o cuidado do bem-estar animal consiste na "procura incessante da função social desempenhada com os animais e a sua natureza". A mesma natureza é a que rege todos os seres vivos, salientou, não se refere a tratá-los como seres humanos mas sim a "dispensar-lhes um tratamento e condições de vida e morte conforme as suas possibilidades". Não só dos animais de companhia, como también dos destinados ao consumo, sanidade e investigação ou os existentes nos zoológicos ou circos. Como afirmou o Presidente do Colégio de Veterinários de Cádiz, "os veterinários têm um papel de garante da saúde e bem-estar", e precisou que na Cátedra serão organizadas linhas de acção para que estes o possam levar a cabo da melhor maneira possível.
Sexta-Feira, 7 de Junho de 2013/ Ministério de Agricultura e Universidade de Cádiz/ Espanha.
http://www.magrama.gob.es
http://www.uca.es