O Conselho de Ministros aprovou um decreto real que estabelece as bases regulamentares para a concessão de subsídios estatais ao sector suíno ibérico em 2020.
Esta medida do governo, que faz parte do pacote de ajuda para aliviar os efeitos da pandemia do COVID-19, visa facilitar a saída de animais das explorações, para abate, antes de atingir a idade e o peso que teriam que ter para serem rotulados como ibéricos.
Desta forma, o mercado ibérico de produtos pode ser reequilibrado, tendo este sido fortemente afectado pelo encerramento do canal Horeca durante o estado de alarme e sua lenta recuperação após o levantamento.
O objectivo é incentivar o transporte de animais para mercados alternativos, fora do âmbito do padrão de qualidade para suínos ibéricos e das diferentes denominações de origem para produtos derivados de suínos ibéricos.
Os subsídios dependerão da apresentação de um plano de participação para cada exploração, que incluirá os animais abatidos ou a serem abatidos no período elegível.
21 de Julho de 2020/MAPA/ Espanha
https://www.mapa.gob.es/