O Departamento de Agricultura e Pecuária, através do SARGA, colocou ao serviço 14 novas unidades de recolha de cadáveres animais das explorações aragonesas, o que multiplica a capacidade de recolha da empresa pública nos produtores e a possibilidade de cobrir os novos pedidos que possam surgir do aumento do efectivo pecuário. O investimento total realizado, incluindo a manutenção dos camiões durante cinco anos, ascende a 2,84 milhões de euros.
Dos novos veículos,13 são de oito toneladas de carga útil e outro de 13 toneladas. Com estes camiões, a frota própria da empresa pública atinge as 51 unidades.
Em 2022, a empresa recebeu um total 241 mil avisos, que deram lugar à retirada de 89 mil toneladas, mais 12% do que no ano anterior (78 mil Tm). De todas as chamadas, 99,6 % foram atendidas dentro das 48 horas seguintes à sua recepção, tal e como estabelece a normativa e 25% no mesmo dia do aviso, todo isto tendo em conta as incidências que por distintos motivos se podem produzir.
Por espécies, 84% dos cadáveres retirados das explorações pecuárias são suínos; 6% bovinos; 5% ovinos-caprinos; e 4 % aves.
12 de Fevereiro de 2023/ Governo de Aragão/ Espanha.
https://www.aragonhoy.es