As exportações espanholas de presuntos curados e paletas atingiram um volume de 31.164 toneladas durante o ano 2013, o que representa um aumento de 16,2% em relação ao ano anterior, segundo os dados elaborados pela Fundación del Jamón Serrano Espanhol a partir das estatísticas de comércio externo da Agência Tributária e do Icex España Exportación e Inversiones (ICEX).
Estas vendas das empresas presunteiras espanholas nos mercados externos, que incluem peças, pedaços e formatos desossados e embalados, representaram um total de 276,3 milhões de euros, o que supõe uma significativa evolução de 16,3% relativamente aos 237,6 milhões de 2012.
80,3% das exportações corresponde a formatos desossados, requisito exigido por uma parte dos mercados receptores, e em valor, estes formatos menores que a peça (fatiados, porções, tacos, centros, etc.). representam aproximadamente a mesma percentagem (81,7%).
A União Europeia continua a ser o principal mercado no seu conjunto, com mais de 80% do total, e os maiores clientes são a Alemanha (26,5% do volume exportado) e a França (25%) e Portugal (10%), seguidos – a larga distência - pela Bélgica, Itália e Países Baixos.
Por outro lado, o México posicionou-se como principal destino extracomunitário, com quase 3% do total, seguido dos Estados Unidos, Austrália, Japão e Suiça.
As vendas cresceram igualmente em países de muito interesse para as empresas presunteiras espanholas, como o citado México, Japão, Austrália, Ucrânia ou Coreia do Sul.
Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014/ Fundación del Jamón Serrano/ Espanha.
http://www.fundacionserrano.org