O principal objectivo do Grupo de Trabalho para a prevenção da Peste Suína Africana (GO PREVPA) é trabalhar para conseguir transmitir aos sectores envolvidos - suínos, pecuária, caça, administrações científicas e públicas - as últimas inovações relacionadas com a prevenção da PSA.
Principais resultados em relação à gestão sustentável dos javalis, o principal portador selvagem da doença:
- foram elaborados mapas para o zoneamento da superabundância de javalis;
- foi implementado um protocolo de monitorização sustentável para ser aplicado pelas administrações públicas e pelo sector da caça;
- foi apresentada uma proposta para a recolha de estatísticas de caça de qualidade, com a qual se pretende promover um sistema harmonizado de recolha de dados.
Neste sentido, o GO PREVPA tem envolvido o sector da caça como um agente fundamental na luta contra a Peste Suína Africana. Está cientificamente provado que a caça é um instrumento essencial na gestão da superabundância de javalis, razão pela qual os caçadores foram envolvidos na gestão e monitorização da espécie, divulgando documentos de fácil compreensão tais como o "Decálogo para o controlo sustentável das populações de javalis".
Em relação ao sector suinícola, tem sido realizado um trabalho em estreita colaboração com os suinicultores intensivos e extensivos para analisar os principais riscos de contágio que podem ocorrer nas explorações. Os resultados obtidos reflectem-se em:
- a elaboração de um mapa actualizado que classifique o risco de interacção javali-corvineiro a nível municipal, o que é muito útil para determinar em que territórios as explorações suinícolas devem estar mais atentas para evitar um possível contágio;
- o comportamento espacial dos javalis à volta das suiniculturas e a sua utilização de recursos pecuários foi analisada para detectar onde se concentram os principais focos de infecção;
- desenvolvimento de protocolos normalizados de biossegurança com base nos resultados de 100 inquéritos realizados em suinicultores extensivos através da plataforma ITACA e 40 auditorias de biossegurança em suiniculturas intensivas.
O terceiro dos eixos de acção do Grupo de Trabalho diz respeito à formação e transferência de conhecimentos para os sectores envolvidos. Os nove workshops dados pelo Grupo de Trabalho foram muito bem recebidos, com mais de 1.100 participantes registados de diferentes sectores e áreas geográficas.
14 de Março de 2023/ Prevpa/ Espanha.
https://prevpa.com