X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Espanha: avanços na prevenção da Peste Suína Africana

O GO PREVPA termina a sua actividade e consegue importantes avanços na prevenção da Peste Suína Africana.

20 Março 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O principal objectivo do Grupo de Trabalho para a prevenção da Peste Suína Africana (GO PREVPA) é trabalhar para conseguir transmitir aos sectores envolvidos - suínos, pecuária, caça, administrações científicas e públicas - as últimas inovações relacionadas com a prevenção da PSA.

Principais resultados em relação à gestão sustentável dos javalis, o principal portador selvagem da doença:

  • foram elaborados mapas para o zoneamento da superabundância de javalis;
  • foi implementado um protocolo de monitorização sustentável para ser aplicado pelas administrações públicas e pelo sector da caça;
  • foi apresentada uma proposta para a recolha de estatísticas de caça de qualidade, com a qual se pretende promover um sistema harmonizado de recolha de dados.

Neste sentido, o GO PREVPA tem envolvido o sector da caça como um agente fundamental na luta contra a Peste Suína Africana. Está cientificamente provado que a caça é um instrumento essencial na gestão da superabundância de javalis, razão pela qual os caçadores foram envolvidos na gestão e monitorização da espécie, divulgando documentos de fácil compreensão tais como o "Decálogo para o controlo sustentável das populações de javalis".

Em relação ao sector suinícola, tem sido realizado um trabalho em estreita colaboração com os suinicultores intensivos e extensivos para analisar os principais riscos de contágio que podem ocorrer nas explorações. Os resultados obtidos reflectem-se em:

  • a elaboração de um mapa actualizado que classifique o risco de interacção javali-corvineiro a nível municipal, o que é muito útil para determinar em que territórios as explorações suinícolas devem estar mais atentas para evitar um possível contágio;
  • o comportamento espacial dos javalis à volta das suiniculturas e a sua utilização de recursos pecuários foi analisada para detectar onde se concentram os principais focos de infecção;
  • desenvolvimento de protocolos normalizados de biossegurança com base nos resultados de 100 inquéritos realizados em suinicultores extensivos através da plataforma ITACA e 40 auditorias de biossegurança em suiniculturas intensivas.

O terceiro dos eixos de acção do Grupo de Trabalho diz respeito à formação e transferência de conhecimentos para os sectores envolvidos. Os nove workshops dados pelo Grupo de Trabalho foram muito bem recebidos, com mais de 1.100 participantes registados de diferentes sectores e áreas geográficas.

14 de Março de 2023/ Prevpa/ Espanha.
https://prevpa.com

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes