A Diputación de Huelva e a Asociación Española de Criadores de Cerdo Ibérico (AECERIBER) promoverão a criação de um Banco de Germoplasma Oficial da Raça Suína Ibérica na Provincia de Huelva, em concreto nas instalações da antiga Exploração Escola propriedade da Instituição Provincial, situada no Município de Trigueros.
O Presidente da Instituição Provincial, Ignacio Caraballo e a Presidente da AECERIBER, Lucía Maesso, assinaram um convénio de colaboração para a criação deste Banco de Germoplasma, que terá como objectivo contribuir para a conservação dos recursos genéticos da raça suína ibérica.
Este novo centro também irá permitir o desenvolvimento de estudos de interconexão genética de explorações para a selecção, explorações e avaliação das distintas variedades e em definitivo “algo indispensável para uma raça tão especial como é a ibérica”, assinalou Elena Diéguez.
O Banco de Germoplasma Oficial da Raça Suína surge numa iniciativa das Associações de Ganado Selecto e das Razas Autóctonas, que remetem uma cópia de todas as amostras para o Banco de Germoplasma Animal situado em Colmenar Viejo (Madrid) tutelado pelo Ministério de Agricultura, Alimentación y Medio Ambiente. O Município colocará à disposição do futuro Banco da Raza Suína as instalações necessárias para o armazenamento do material genético e gerirá o material que receba o Banco de Germoplasma Animal nacional.
Terça-Feira, 26 de mayo de 2015/ Diputación de Huelva/ Espanha.
http://www.diphuelva.es