A Associação Agrária de Jovens Agricultores (Asaja) de Córdova, informou que sobre o arranque da montanheira no montado cordovês com previsões de ser uma boa campanha graças, em parte, às chuvas caídas em Setembro, que propiciaram um desenvolvimento adequado da bolota.
As chuvas de finais de Outubro também deram maior confiança aos produtores e contribuíram para melhorar as condições do montado do Valle de Los Pedroches, consolidando a bolota, fazendo nascer erva e ajudando-a a crescer.
Portanto, esta água permitiu “uma maturação lenta do fruto e do crescimento da erva, que é complemento para a alimentação dos porcos ibéricos nesta temporada fornecendo-lhes qualidade, o que dá tranquilidade às explorações”.
Portanto, há boas condições para a existência de um presunto ibérico de bolota com “a máxima qualidade e excelência para competir com os melhores produtos do mercado”.
Prevê-se que o afundamento das cotações, que se registou em 2020, se altere nos próximos meses, já que se espera que, desde o ponto de vista comercial, se dê uma volta de 180 graus.
Deve-se relembrar que, no ano passado, o preço se reduziu em 50%, encontrando-se o valor do ibérico em níveis muito baixos devido ao encerramento da hotelaria e restauração em consequência da pandemia da Covid-19 que provocou uma queda nas vendas que se transferiu para os preços recebidos pelos produtores na venda dos seus animais.
A montanheira é a última fase da criação do porco ibérico na que se deixa o porco pastar no montado para engorda. A fase de montanheira vai de Outubro a Fevereiro, coincidindo com o período de maturação da bolota, mas a duração desta etapa varia com frequência em função da climatologia que é determinante para que os porcos a passem de uma forma óptima.
11 de Novembro de 2021/ ASAJA-Córdova/ Espanha.
https://www.asajacordoba.es