O Ministério Regional da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural publicou no Jornal Oficial de Castela e Leão (Bocyl) os pedidos de ajuda para a implementação de projectos de investimento no âmbito do "Plano para aumentar a sustentabilidade e a competitividade da agricultura e da pecuária". O prazo para a apresentação de candidaturas para estes subsídios, que serão atribuídos 9.318.474 euros, é 30 de Junho.
O objectivo desta ajuda é a realização de investimentos para aumentar a sustentabilidade e competitividade da agricultura e pecuária através da melhoria dos sistemas de gestão de estrume nas explorações pecuárias; a modernização e transformação integral de estufas para legumes, flores cortadas e plantas ornamentais; a implementação de medidas de eficiência energética nas explorações agrícolas e a utilização de energia a partir de subprodutos animais e biomassa agrícola; bem como a promoção da aplicação de agricultura e pecuária de precisão e de tecnologias 4.0.
A ajuda prevista para os sistemas de gestão de estrume, com um orçamento de 3.837.443 euros, apoia investimentos destinados a melhorar a eficiência ambiental das instalações de armazenamento externo de estrume animal, relacionados com a adaptação ou cobertura destas instalações, ou com o tratamento ou recuperação destes subprodutos, com ou sem a utilização de energia na própria exploração agrícola.
A ajuda aos investimentos em eficiência energética e energias renováveis (biogás e biomassa agrícola), com 648.332 euros, destina-se ao acondicionamento e isolamento de edifícios e edifícios auxiliares nas explorações agrícolas para optimizar o consumo de energia, aos investimentos em instalações de biogás de pequena capacidade, bem como à aquisição de maquinaria para a recolha e acondicionamento de biomassa agrícola e à construção de centros de armazenamento logístico.
A investimentos em biossegurança nos centros de limpeza e desinfecção serão destinados 897.618 euros. Na concessão da ajuda, será dada prioridade à instalação de centros de limpeza e desinfecção que prestem serviços a terceiros e que sejam instalados em locais onde não existam outros centros autorizados com estas características num raio de quinze quilómetros. Estas ajudas à biossegurança, para a melhoria ou construção de centros de limpeza e desinfecção de veículos de transporte rodoviário, destinam-se à modernização e melhoria dos equipamentos e instalações existentes, à implementação de novas tecnologias e à construção de novos centros.
29 de Abril de 2022/ Junta de Castilha e Leão/ Espanha.
https://agriculturaganaderia.jcyl.es