O Departamento de Agricultura, Ganadería, Pesca, Alimentación e Medio Natural (DAAM) da Generalitat da Catalunha concedeu ajudas num montante superior aos 3,3 milhões de euros, que permitirão gerir, de forma imediata, boa parte dos efluentes que se destinavam às estações de secagem antes do seu encerramento.
Neste sentido, e seguindo com o enfoque que o novo modelo de gestão deve ser de forma integral (desde a exploração até ao solo) e que nem todos os suinicultores necessitam a mesma estratégia, os pedidos apresentados abarcam aspectos que vãa desde a criação de infraestruturas na própria exploração (mais armazenamento e sistemas de tratamento), até à aquisição de equipamentos de aplicação que incorporam inovação tecnológica (condutas e aplicadores com mangueira). Também foram pedidas ajudas para a aquisição de lagoas móveis que permitirão fertilizar zonas afastadas mais deficitárias ampliando a zona de aplicação. Com a concessão destas ajudas também se favorece que a gestão de efluentes de várias explorações pecuárias se leve a cabo de forma conjunta.
Deve dizer-se que estas novas estratégias não só solucionam a gestão do efluente que antes ia para a estação de tratamento, como também são uma melhoria qualitativa no que diz respeito à fertilização. Com os sistemas de tratamento minimizam-se possíveis efeitos adversos sobre o ambiente e dispõe-se de fracções sólidas que são fáceis de exportar e aproveitáveis em zonas deficitárias. Utilizando sistemas de aplicação equipados com equipamentos de medida de nutrientes e com mangueiras, consegue-se ajustar a dose de fertilizante e uniformidade na distribuição, ao mesmo tempo que se reduzem os maus odores. Além disso, a construcção de mais lagoas de armazenamento permitirá uma melhor gestão porque permitirá que haja fertilizante disponível durante todo o ano. Também foram concedidas ajudas para uma parte do custo de transporte em função da distância a que se tenha que transportar e que cobre 10% do efluente que ia para as ETAR's. Isto supõe que este efluente será gerido de forma imediata exportando-se para outras parcelas receptoras.
Segunda-Feira, 30 de Março de 2015/ DAAM/ Generalitat da Catalunha.
http://premsa.gencat.cat/