X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Espanha: Catalunha efectua exercício de simulacro Peste Suína Africana

O Governo está a avaliar a sua capacidade de resposta a um possível surto de Peste Suína Africana em explorações agrícolas de Girona, reforçando os protocolos de contenção e coordenação.

13 Novembro 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Departament d'Agricultura, Ramaderia, Pesca i Alimentació (DARPA) e o Departament d'Interior de Catalunya realizaram um exercício de simulação de emergência em caso de suspeita de um surto de Peste Suína Africana (PSA) em duas explorações agrícolas de Girona, com o objetivo de avaliar a capacidade de resposta e de controlo numa situação de crise sanitária. Embora a Catalunha não tenha registado quaisquer casos de PSA em animais selvagens ou domésticos, o objectivo é assegurar uma acção rápida e coordenada em caso de surto.
O exercício de simulacro consistiu na detecção de casos de PSA em carcaças de javalis na natureza e em suínos de duas explorações próximas que apresentavam sintomas da doença. Em resposta a estes focos, foram estabelecidas zonas de restrição num raio de 10 km, incluindo áreas de protecção e vigilância. As principais acções incluíram a detecção de javalis mortos na zona de risco por uma equipa de 20 agentes rurais com drones e cães especializados, e a remoção biossegura das carcaças. As equipas veterinárias da DARPA, por seu lado, realizaram investigações epidemiológicas para identificar possíveis vias de entrada e minimizar os riscos de propagação nas explorações agrícolas afectadas.
Foram igualmente implementados protocolos de isolamento e marcação das zonas afectadas. Os agentes rurais ajudaram no isolamento da zona e na criação de um centro de coordenação com tecnologia avançada de comunicação por satélite. O primeiro levantamento aéreo da zona foi realizado por helicóptero e as inspecções cobriram um raio de 3 km a partir dos pontos de infecção, estendendo-se até 10 km. No total, foram inspeccionadas 39 explorações no raio imediato e 102 na zona de vigilância, simulando restrições de movimentos e visitas clínicas para análise epidemiológica.
Este exercício insere-se no âmbito da regulamentação da União Europeia em matéria de saúde animal, que obriga as autoridades a efetuar simulacros para testar a eficácia dos planos de emergência em caso de emergência sanitária. O simulacro foi organizado pela Direção-Geral da Agricultura e Pecuária, em coordenação com os serviços veterinários, os agentes rurais e o instituto de investigação IRTA-CReSA. Os Mossos d'Esquadra e o Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação também colaboraram na avaliação posterior.

Estes testes ajudam a identificar e a optimizar os recursos, a assegurar a coordenação inter-agências e a determinar melhores protocolos para responder a eventuais surtos de PSA, protegendo assim a indústria pecuária e os ecossistemas locais.

11 de Novembro de 2024 / Departament d’Agricultura, Ramaderia, Pesca i Alimentació / Espanha.
https://agricultura.gencat.cat)

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados