Esta reunião é a continuação da celebrada em Pequim, em Maio deste ano, e obedece ao compromisso de ambos os Ministérios de manter reuniões regulares de alto nível, com o objectivo de fazer o acompanhamento dos trabalhos técnicos nas diferentes áreas da negociação e para avançar na sua tramitação.
Destaca-se o arranque do novo sistema de autorização de estabelecimentos de suíno, que foram acordados na reunião do passado mês de Maio em Pequim e que, ao dia de hoje, permite que a Espanha disponha de 17 novas autorizações de exportação, o que representa um aumento significativo.
A China é um dos destinos chave das exportações agro-alimentares espanholas que atingiram os 1032 milhões de € no ano 2018. Este volume de exportação não tem parado de crescer e já em Agosto deste ano se superaram os números do ano anterior. Desde 2014 que as exportações têm aumentado significativamente, pelo que, de certeza, a China se converterá no principal destino das exportações agro-alimentares espanholas no futuro próximo.
Os principais produtos exportados, entre Janeiro e Agosto de 2019, são la carne de porco com mais de 600 milhões de euros seguido pelo vinho com um pouco mais de 100 milhões e o azeite com 99 milhões de euros.
Sexta-Feira, 1 de Novembro de 2019/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es