X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Espanha: Convénio de colaboração para a promoção e exploração do BDporc

Com a assinatura deste convénio pretende-se ampliar o actual sistema de informação mediante a inclusão de novos dados que ofereçam mais elementos de apoio à tomada de decisões.

10 Abril 2017
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Conselho de Ministros ratificou a autorização provisória para a assinatura do Convénio de colaboração entre o Ministério da Agricultura e Pescas, Alimentação e Meio Ambiente e o Instituto de Investigación y Tecnología Agroalimentaria da Catalunha, para o apoio científico em matéria de bem-estar animal e para a promoção e exploração do Banco de Dados do Suíno Espanhol.

Com a assinatura deste convénio pretende-se dar continuidade aos já subscritos entre o Ministério e o IRTA, entre 1997 e 2015, e ampliar o actual sistema de informação. Esta ampliação significa a inclusão de novos dados que ofereçam mais elementos de apoio à tomada de decisões para a adaptação das suiniculturas à evolução da situação tecnológica do sector, além de facilitar e promover a adesão do maior número possível destas explorações ao mesmo.

O Instituto de Investigación y Tecnología Agroalimentarias (IRTA) é uma empresa pública da Generalitat de Catalunha que centra a sua actividade na investigação científica e na transferência tecnológica no âmbito da agricultura e da indústria agro-alimentar. Presta serviços de investigação, desenvolvimento e transferência de tecnologia no sector suinícola em colaboração com o Ministério da Agricultura e Pesca, Alimentação e Meio Ambiente, com o objectivo de contribuir para a modernização, competitividade e desenvolvimento do mesmo.

Concretamente, o IRTA desenhou, desenvolveu e mantém um sistema de informação préprio denominado BDporc “Banco de Datos de Referencia del Porcino Español” que se fundamenta no fornecimento, às empresas do sector da produção suína, de um sistema integrado de gestão da informação e, por outro lado, gerar um banco de dados fiével para a obtenção de estatísticas precisas sobre parâmetros produtivos, que foi crescendo até se constituir, actualmente, como o maior Banco de Dados de Espanha à disposição do sector suinícola.

No que se refere à normativa sobre o bem-estar animal, o IRTA, dispõe de investigadores qualificados e reconhecidos internacionalmente para poder dar assessoria e apoio necessários particularmente no âmbito da Rede para a avaliação do risco em matéria de sanidads e bem-estar animal da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA).

Sexta-Feira, 7 de Abril de 2017/ MAPAMA/ Espanha.
http://www.mapama.gob.es

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista