O conselheiro de Agricultura, Pecuári , Pesca, Alimentação e Meio Natural da "Generalitat de Catalunya", Josep Maria Pelegrí, o deputado delegado de Espaços Naturais e Meio Ambiente da "Diputación de Barcelona", Joan Puigdollers e o reitor da Universidade Autónoma de Barcelona, Ferran Sancho , assinaram um convénio que permitirá desenvolver o estudo da ecologia do javali (Sus scrofa) e a sua distribuição em ambientes mediterrâneos.
Pelegrí agradeceu às partes a capacidade adicional das diferentes instâncias para fornecer alternativas à melhoria da gestão da espécie que, devido ao crescimento exponencial dos últimos anos, gera prejuízos no âmbito agrário e, cada vez mais, também no urbano.
Devido a este convénio, será criada uma Comissão de Coordenação e Acompanhamento, formada por dois representantes de cada instituição. O convénio terá uma duração de dois anos.
O convénio prevê que outras instituições se possam juntar e colaborar na execussão do projecto. As entidades que adiram, poderão participar fornecendo recursos económicos, humanos e materiais. Precisamente, e neste sentido, cabe destacar que, de maneira imediata, se unirá ao projecto a "Fundación Privada Mina Aigües de Terrassa", que trará recursos económicos que facilitarão a elaboração deste estudo.
Os organismos signatários do convénio estão a colaborar desde o ano de 2007 em diversos estudos sobre a dinâmica populacional do javali no "Parque Natural de Sant Llorenç del Munt y l'Obac" e com a "Generalidad de Cataluña" no estudo sanitário desta espécie no território catalão. Assim, por exemplo, javalis capturados e marcados no âmbito do parque puderam ser localizados em comarcas como "Berguedà" ou "Noguera".
Terça-feira, 23 de Julho de 2013/ DAAM/ Generalitat de Catalunya.
http://premsa.gencat.cat