O Conselho de Ministros aprovou a concessão de um crédito extraordinário a retirar do orçamento do Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, no montante de dez milhões de euros, para o desenvolvimento de acções relacionadas com a gestão alternativa dos efluentes.
Co esta decisão, o Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente colaborará economicamente com as Comunidades Autónomas e com o sector, financiando a gestão alternativa dos efluentes afectados pelo encerramento das unidades de secagem.
Trata-se de uma medida a médio prazo para dar margem às Comunidades Autónomas, que são competentes nesta matéria, para a procura e implementação de uma solução definitiva para a gestão destes efluentes.
As soluções a longo prazo corresponderão às Comunidades Autónomas, no âmbito das suas competências nesta matéria e dadas as suas possibilidades de conhecer as soluções concretas que podem ser mais convenientes em cada caso.
As Comunidades Autónomas que beneficiarão desta ajuda são Catalunha, Castela – La Mancha, Castela e Leão, Múrcia, Andaluzia, Aragão e Galiza.
Desta forma cumpre-se o compromisso expresso pelo Ministério da Agricultura, numa reunião do Grupo de Trabalho, no passado mês de Abril.
Sexta-Feira, 1 de Agosto de 2014/ MAGRAMA/ Espanha.
http://www.magrama.gob.es