GARA é uma iniciativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), criada para estabelecer e manter colaborações mundiais de investigação que gerem conhecimento e ferramentas científicas para contribuir para a prevenção, o controlo e a erradicação, quando seja posível, da Peste Suína Africana, uma importante doença animal transfronteiriça.
O CReSA uniu-se como sócio à aliança GARA (acrónimo de Global African Swine Fever Research Alliance). O USDA considera que o controlo da Peste Suína Africana (PSA) é provável que se consiga só através de um enorme esforço que, obviamente, implica um grande investimento tanto em termos de ideias como financeiro. Este desafío é tão grande que é bastante improvável que uma só instituição consiga atingir sozinha este objectivo. A GARA propõe a construção de um consórcio de instituições que investiguem a PSA para proporcionar a informação científica e as ferramentas necessárias para controlar a Peste Suína Africana nos países livres desta doença e naqueles em que é endémica. Também se melhorará a colaboração internacional para maximizar o impacto dos recursos e conhecimentos disponíveis.
O objectivo principal da GARA será apoiar, com acções científicas, os esforços da Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) no controlo mundial e, quando seja possível, na erradicação da PSA.
Quinta-Feira, 6 de Junho de 2013/ CReSA/ Espanha.
http://www.cresa.es