X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Espanha diminui o uso de antibióticos em veterinária

Segundo dados do Plano Nacional contra a Resistência aos Antibióticos (PRAN), entre 2014 e 2020 o consumo nacional de antibióticos baixou 32,4% em saúde humana e 56,7% em sanidade animal.

24 Novembro 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A Espanha figura como o 6º país com maior redução de consumo de antibióticos em saúde humana entre os 25 países com dados reportados à ECDC, desde que começou o PRAN em 2014 até 2020.

O consumo de antibióticos em Espanha registou uma descida de 32,4 % em saúde humana e 56,7 % em sanidade animal entre 2014 e 2020, uma descida muito acentuada de acordo com os dados do Plano Nacional contra a Resistência aos Antibióticos (PRAN) e o Centro Europeu para a Prevenção e o Controlo de Doenças (ECDC).

No caso da sanidade animal, e ainda à espera de que se publique o próximo relatório ESVAC, no período 2019-2020 registou-se um ligeiro crescimento nas vendas de antibióticos veterinários (penicilinas de largo espectro e tetraciclinas) que pode responder ao contexto da pandemia e a receios de falhas no abastecimento.

Em qualquer caso, analisados no contexto europeu e no período 2014-2020, estes dados confirmam que Espanha abandonou os primeiros postos do ranking de consumo de antibióticos na UE. No caso das vendas de antibióticos veterinários, a Espanha passa dos 418,8 mg/PCU (miligramas de principio activo por Unidade de Correcção de População) em 2014 para os 181.2 mg/PCU de 2020.

A “pandemia silenciosa”

Esta tendência decrescente é especialmente relevante se se considera que a resistência bacteriana já constitui um risco sanitário global e que se trata de um fenómeno provocado, principalmente, pelo consumo excessivo ou inadequado de antibióticos. Cerca de 33000 pessoas morram todos os anos na Europa em consequência de infecções resistentes, u,as 4000 mortes em Espanha, o que representa quatro vezes mais do que as mortes provocadas por acidentes de rodoviários.

A porta-voz da Agência Espanhola dos Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS), María Jesús Lamas, avançou, na sua intervenção, com as linhas prioritárias do PRAN 2022-2024, entre as que destacou o arranque do novo Sistema Nacional de Vigilância, o impulso dos Programas de Optimização do Uso de Antibióticos (PROA) e o alargamento dos Programas REDUZ em sanidade animal. Assim, sublinhou a difusão na televisão da nova campanha “Antibióticos: toma-os de forma sério” e anunciou o lançamento de duas aplicações dirigidas a profissionais de saúde.

18 de Novembro de 2021/ PRAN/ Espanha.
https://www.resistenciaantibioticos.es/es

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados