O Director-Geral de Sanidade da Produção Agrária, do Ministério de Agricultura, Pesca e Alimentação de Espanha participou no 58º encontro Hispano-Francês em que as autoridades de sanidade animal e vegetal de ambos países abordaram aspectos de cooperação técnica em matéria de sanidade agrícola e pecuária.
Neste encontro, que se realizou em Bayone (França) nos dias 28 e 29 de Junho, também participaram os presidentes das Ordens de Veterinários de França e Espanha, representantes das Comunidades Autónomas de Aragão, Catalunha, País Basco e Navarra e dos Departamentos franceses fronteriços.
Durante as jornadas foi analisado o desenvolvimento dos programas de controlo de doenças e pragas com relevância para estes países, como a língua azul, tuberculose bovina, gripe aviar, xylella fastidiosa ou nemátodo do pinheiro, com a finalidade de encontrar pontos de interesse comum e manter o mesmo espírito de trabalho em termos de sanidade.
Também foram debatidos temas no âmbito dos novos Regulamentos sanitários que actualmente estão em debate na União Europeia, como sejam a Lei da Sanidade Animal, a Lei da Sanidade Vegetal e o futuro Regulamento de Controlos Oficiais. A este respeito, os representantes de ambos os países destacaram a importância de fixar posições e estratégias para a defesa de interesses comuns em Bruxelas.
Por último, durante a reunião, procedeu-se à assinatura de um protocolo relativo à troca de informação sobre o exercício da profissão veterinária.
Sexta-Feira, 29 de Junho de 2018/ MAPAMA/ Espanha.
http://www.mapama.gob.es