O secretário-geral da Agricultura e Alimentação, Fernando Miranda, se reuniu com o presidente e representantes da Associação Nacional das Indústrias de Carnes da Espanha (Anice), a quem transmitiu a disposição do Ministério de monitorizar as dificuldades que têm as pequenas e médias empresas que fabricam derivados de carne para transferir o custo da carne de porco ao preço de seus produtos.
Este aumento, que está a ocorrer em toda a Europa, é uma conseqüência do crescimento da procura por parte da China, dada a situação sanitária deste país. Embora esta situação tenha um impacto positivo no rendimento auferido pelos agricultores, está a ter um impacto negativo nos custos das empresas de derivados (presuntos, enchidos e fiambres).
Neste contexto, Fernando Miranda convidou a Anice para realizar um estudo quantitativo e qualitativo do impacto da evolução do mercado nos últimos meses nas PME do sector de produção de produtos à base de carne.
Finalmente, Ministerio e Anice concordaram com a necessidade de melhorar a presença de produtos processados de carnes nos mercados internacionais, particularmente aqueles que procuram esses produtos com maior valor acrescentado.
Terça-feira, 30 de Julho de 2019/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es