Segundo o DBK, filial de Informa D&B (Grupo CESCE), após os aumentos do biénio 2012-2013, o valor de mercado de transformados de carne registou um retrocesso em 2014, no contexto de debilidade dos preços e do consumo dos lares. Desta forma, as vendas no mercado nacional situaram-se em 6.575 milhões de euros, 1,9% menos que no ano anterior.
As exportações continuam a mostrar um grande dinamismo, apreciando-se uma crescente orientação das empresas espanholas para mercados exteriores. Assim, as vendas no exterior contabilizaram um incremento de 9,6% em 2014, até se situar em 857 milhões de euros, o que supôs 12% do valor da produção nacional. Em 2009 as vendas de transformados no exterior situaram-se em 526 milhões de euros, pelo que desde então se incrementaram em 63%.
Entre os principais mercados exteriores destacaram-se os crescimentos das exportações dirigidas a França (+11,7%), Portugal (+16,8%) e Reino Unido (+13,2%), países que junto à Alemanha concentraram uma participação de 60% sobre as exportações totais.
Para o encerramento de 2015 estima-se um crescimento do valor de mercado espanhol de cerca de 2%, numa envolvente marcada pelo melhor comportamento do consumo interno e recuperação dos preços.
O número de empresas inscritas no Registo Geral Sanitário de Alimentos em Fevereiro de 2015 como fabricantes ou transformadores de carnes e derivados, aves e caça situava-se em 3.414, tendo-se registado nos últimos anos uma progressiva descida. Apesar disso, a estrutura da oferta do sector continúa a ser caracterizada por uma marcada atomização, estando composto por um grande número de empresas, na sua maioria de pequeno e médio tamanho com um âmbito de actuação local ou regional.
Terça-feira, 10 de Março de 2015/ DBK-Nota de prensa/ Espanha.